Pesquisa identifica abelha brasileira sem ferrão que produz mel branco

Tanto o inseto quanto a carne-de-vaca, principal planta utilizada para a fabricação do mel, estão ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul


Pesquisadores identificaram, no Rio Grande do Sul, uma espécie de abelha nativa sem ferrão que produz mel branco: a guaraipo (Melipona bicolor). A substância é feita a partir do pólen de uma planta predominante e tem sabor delicado.

A descoberta é importante porque, normalmente, o mel branco é produzido por abelhas exóticas europeias, da espécie Apis melifera. Os resultados foram publicados em artigo na revista científica Biota Neotropica, da Fapesp.

A pesquisa, que envolve Secretaria da Agricultura do RS, USP, UFSCar, PUC/RS e Ulbra, ainda identificou a principal planta utilizada para a fabricação do mel branco pelas guaraipos: a árvore carne-de-vaca (Clethra scabra) que, assim como a abelha, é uma espécie nativa da floresta de araucárias da região gaúcha dos Campos de Cima da Serra. 

“Analisamos cinco espécies de abelha sem ferrão e constatamos que a guaraipo tem mais de 90% de pólen da carne-de-vaca, então essa abelha é quase uma especialista na produção de mel branco”, conta a pesquisadora Sidia Witter, coordenadora do trabalho.

A carne-de-vaca é a principal fornecedora de pólen para a produção de mel branco da guaraipo (Foto: Fernando Dias/SEAPDR/Divulgação)

Carne-de-vaca é a principal fornecedora de pólen para a produção de mel branco (Foto: Fernando Dias/SEAPDR/Divulgação)

Segundo ela, no Rio Grande do Sul, tanto a guaraipo quanto a carne-de-vaca estão ameaçadas de extinção. “O que significa que o mel produzido por esta abelha também se encontra ameaçado de extinção”, alerta.

Sidia destaca que a investigação sobre a guaraipo foi uma sugestão de um meliponicultor da região que, a partir das próprias observações, já havia notado que esta espécie de abelha nativa também produzia mel branco.

 


Endereço: , - - Bairro: - CEP: - Campo Grande/MS

Desenvolvido por EquipeA Lojas Virtuais