Um funcionário do Palácio do Planalto entregou nesta sexta-feira (20) ao Senado um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O pedido foi protocolado no fim da tarde.
No último dia 14, o presidente da República, Jair Bolsonaro, informou que pediria nesta semana ao Senado o impedimento dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso por extrapolarem os limites da Constituição.
No entanto, nesta sexta-feira, o pedido entregue a Casa Legislativa diz respeito somente a Moraes. A tramitação do pedido depende de decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O senador já disse que a análise do pedido “não é algo recomendável” para o Brasil.
O movimento do chefe do Executivo é uma reação às recentes ações do STF, encabeçadas por Moraes, contra alguns de seus aliados, como Roberto Jefferson, preso na semana passada. Outro motivo foi a interferência de alguns dos magistrados da Suprema Corte — especialmente Barroso — na tramitação da proposta do voto impresso na Câmara dos Deputados.